Premiado ensaio fotográfico de Ilana Bar ocupa cidades do interior de São Paulo
Em formato de lambe-lambe, em céu aberto e em lugares de grande circulação, Itatiba, Jarinu e Piracaia recebem o projeto em maio. As imagens formam um mosaico de afetos suspensos no tempo, propondo uma reflexão humana sobre a vida, a beleza, as semelhanças e diferenças.
Foi em 2007 que a fotógrafa Ilana Bar, 34 anos, começou a perceber em seus registros uma linha poética que incluía os membros de sua família e o espaço em que viviam, em Atibaia. Em suas rotinas, eles se misturam ao imaginário da jovem artista, que agora com uma filha recém-nascida, segue no processo de imortalizar as cenas da vida real. “É o universo cotidiano e emocional da minha própria realidade, de forma documental, a partir da convivência entre gerações: bebês, crianças, adultos, idosos, gêmeos e pessoas com Síndrome de Down”, diz ela.
Em maio, o ensaio “Transparências de lar” estará exposto em locais públicos no interior de São Paulo, nas cidades de Itatiba, Jarinu e Piracaia. A proposta é que moradores, visitantes e passantes, de forma geral, sejam impactados pelas imagens, refletindo sobre afeto, relações humanas, semelhanças e diferenças, culminando com a questão da diversidade. “A ideia é que as pessoas vejam a exposição conforme circulam pela cidade, que as imagens façam parte do cenário urbano no período expositivo e as pessoas possam se surpreender com elas no dia a dia”, explica Ilana.
Por isso também, foram escolhidos locais de grande circulação. Em Itatiba, no Terminal Central de Ônibus; em Jarinu, na Praça da Matriz; e em Piracaia, no muro da Escola Augusta Amaral.
Ao todo, a exposição conta com 27 fotografias deste ensaio, em dois formatos: 1m x 1,5m e 1,5m x 2,20m, utilizando-se da técnica de lambe-lambe, uma espécie de pôster artístico fixado com cola branca em espaços públicos. O projeto conta com recursos do Programa de Ação Cultural – Proac, #ProAC2021, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, e ganhou o prêmio histórico de realizações e reconhecimento na área de artes visuais, para esta ação a céu aberto.
O projeto já foi premiado pelos principais festivais de fotografias nacionais e internacionais, como o Pierre Verger 2016/2017 e o Nera Di Verzasca 2018, no Verzasca Foto Festival, em Sonogno, na Suíça.
TRANSPARÊNCIAS DE LAR
Fotografias de Ilana Bar (lambe-lambe)
_
Dia 26/05/22 - Piracaia / SP
Escola Augusta do Amaral Peçanha
Rua José Leite Peçanha, 90 (Quadra Esportiva) – Pouso Alegre
_
Dia 27/05/22 - Jarinu / SP
Praça Nossa Senhora do Carmo | Praça Dezessete de Abril - Centro
_
Dia 28/05/22 - Itatiba / SP
Terminal de Ônibus Central José Pereira da Silva
Praça José Bonifácio | Rua Comendador Franco, 312 - Centro